quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Homenagem a Waldyr Onofre

Hoje, 06/09, a partir das 19h, Zezé Motta, Weber Werneck e Zeca do Trombone sobem ao palco da Lona Cultural Elza Osborne, em Campo Grande, para realizarem uma grande homenagem a Waldyr Onofre. Como convidado, terão ao seu lado a bela voz do nosso Sub-secretário de Cultura e Turismo Joao Marcelo Correa.
Waldyr é ator, cineasta, diretor e professor de teatro, uma referência no meio artístico. Viveu toda sua vida na Zona Oeste do Rio de Janeiro por opção à sua regionalidade.   Hoje Waldyr Onofre encontra-se acometido pelo mal de Alzheimer, Leucemia e Glaucoma, o que nos leva a lutar como amigos e parentes por esta justa homenagem em um show que reunirá grandes admiradores e artistas como ele.

Os ingressos custam R$ 15,00 e as participações confirmadas são: As Aventuras Amorosas de um Padeiro, Jongo Banto, O Navio Negreiro com participação especial de Waldyr Onofre. Maria Ceiça de Paula, Lalette Coutto, Cauana Veriato e Carlos Onofre Couto, Luiz Guima, Joao Marcelo Correa, "MC" Poeta Dalberto Gomes, Weber Werneck, Zezé Motta e Zeca do Trombone.



Roda de Rima

Hoje, 06/09, a partir das 19h, será realizada na Praça Nildo Romano (centro de Seropédica) a segunda Roda de Rima com os apreciadores e disseminadores da arte Hip-hop no município. 
O evento busca reunir moradores e visitantes da região para participarem de um encontro entre amigos que mistura dança, música e rima livre. Quem quiser marcar presença no mais novo movimento artístico será muito bem recebido e poderá mostrar seus talentos e ideias ao vivo.
A proposta dos organizadores (Badu, Ronan, Quin e todos os artistas de rua de Seropédica) é abrir espaço para mostrar a todos como a arte de rua tem bastante importância no desenvolvimento cultural e intelectual dos atuantes. Além de divulgar uma antiga e tradicional manifestação nas pariferrias dos artistas que divulgam seus trabalhos através do Graffit, do Freestyle e do Break Dance.
   Não perca a chance de participar dos movimentos artísticos de Seropédica. É a arte - e os artistas - do nosso município mostrando seu valor.

O evento é gratuito e a classificação é livre

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Procissão de São Lázaro

No último domingo, dia 02 de setembro, as matrizes africanas de Seropédica, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do município, organizaram uma procissão em homenagem a São Lázaro.
Lázaro de Betânia é um personagem bíblico descrito no Evangelho segundo João como um amigo que Jesus teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria. Seu nome provavelmente do grego corresponde ao hebraico Eleazar (אלעזר), e significa literalmente "Deus ajudou".
O evento teve início às 10h no Humupame Sapata Aynomazon Gorozogi, localizado na Rua Manoel da Silva (antiga Rua 36) no Parque Jacimar (Km 42), tendo o encerramento na Rua José Eleotério (ponto final das Kombis) no Campo Lindo (Km 39). Após a homenagem, o grupo retornou ao ponto de partida para confraternizar com uma maravilhosa feijoada, além de muita conversa e descontração.
Esse trabalho conjunto entre as matrizes africanas e a SECULT fortalece os laços com o próprio município, que pela sua história memorável, possui grandes vestígios e participações das religiões africanas para sua formação, desde a época do Império, na qual escravos eram trazidos para as regiões onde os trabalhos manuais seriam realizados. Seropédica, por fazer parte de uma rota importante para a economia agropecuária, utilizou como mão de obra índios e escravos que sofreram interferências culturais em seus costumes, tendo como conseqüência a perda de muitos hábitos.
Entretanto, após tantos anos deste massacre cultural, os grupos de matrizes africanas ganham ainda mais espaço, mostrando sua história e sua importância na comunidade onde residem. E a SECULT apóia, valoriza e reconhece os valores de cada cultura e desta forma percebemos o quão importante é estar em contato com diferentes costumes para que possamos agregar os mais variados valores que contribuem para nosso crescimento moral, intelectual e cultural, respeitando impreterivelmente a importância de cada um no mesmo meio.

Buscar