...................................Sub Secretaria de Cultura de Seropédica..........................
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Réveillon Baixada 2012
Em mais uma comemoração de fim de ano, a Baixada Fluminense não deixará a desejar quando o assunto for Festa de Réveillon.
A chegada de 2012 será comemorada em Duque de Caxias, na Praça do Pacificador, com shows de Fernanda Brum, Afro Lata, NX Zero, Rodriguinho dos Travessos, Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio e uma super queima de fogos. O evento está marcado para iniciar às 21:00 horas, com entrada gratuita. Não perca esta grande festa e inicie o ano de 2012 em clima de muita alegria.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Feliz Natal
É com imenso prazer que a Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Seropédica deseja a todos, em mais um ano que se passa, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de energias positivas, esperança de um futuro de sucesso e muita paz em nossos corações.
Que a estrela maior nos guie por caminhos de luz e que possamos olhar nosso próximo como nosso irmão, cultivando a solidariedade e a compaixão e que os sinos natalinos emitam canções de prosperidade e amor.
Esperamos que no próximo ano, que já está germinando, possamos compartilhar muitas outras experiências especiais. Feliz Natal!
terça-feira, 8 de novembro de 2011
História, Memórias e Curiosidades
A Pequena Imbatível
Na década de 60, pesquisadores descobriram que
um animalzinho bem pequenino, com dois centímetros de diâmetro, para ser mais
exato, que ocupa a área hoje conhecida como Floresta Nacional Mário Xavier
(Flona), numa extensão de 4,9 milhões de metros quadrados. Da família Leptodactylidae, é uma perereca, um
anfíbio que se reproduz somente nesta área. Seus habitats naturais são
florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude com água doce.
Por não se reproduzir em nenhum outro local,
esta espécie está listada desde 2003 em extinção por estar perdendo seu habitat
natural. Por estes fatores, a construção do Arco Rodoviário que ligaria
Itaboraí ao Porto de Itaguaí, passando por Seropédica, orçada em R$ 1 bilhão,
foi embargada pelo Ministério do Meio Ambiente, pois seria necessário destruir
80 mil metros quadrados da área ocupada pelo anfíbio.
Apesar de não ter um nome popular oficial, os
operários das obras já a batizaram de Norminha, como a personagem polêmica da
novela “Caminho das Índias”, provando também a todos que o ditado “Tamanho não
é documento.” é verdade.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
DIA NACIONAL DA CULTURA
"Gostaria de fazer uma poesia mas vou deixar uma mensagem, para que este dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, fique na lembrança de todos e que certamente irá refletir na dignidade e na altivez do olhar, na atitude daqueles que preservam a Cultura e as Tradições Brasileiras.
Neste Dia quero que toda a Brasilidade seja respeitada não como uma coisa que pode ser anestesiada num estado de inércia como uma cena estática, uma pintura e sim que ela seja lembrada com muitos sons, danças e ritmos e sobretudo com exercício de cidadania
Nossa teia está formada.
Essa é a minha homenagem a todos os Artistas em especial aos Artistas de Seropédica.
Uma das finalidades da Cultura é a beleza. A Cultura permite que a Arte invada o corpo e a inteligência. A Arte exige tonalidade, cor, brilho, criatividade, o artista e o admirador. O princípio da arte é copiar o sentimento.
Atitude é a palavra de ordem!"
Nádia Maria Alvarez
Secretária da Cultura , Turismo, Esporte e Lazer
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Discurso de posse - Augusto Vargas (Presidente do Fórum de Secretários de Cultura da Baixada Fluminense)
por Augusto Vargas, sexta, 28 de
Outubro de 2011 às 02:22
Antes de falar sobre o Fórum, quero agradecer a Deus pelas oportunidades que tenho tido, ao prefeito Sérgio Sessim pela confiança e o carinho demonstrado no dia a dia do nosso trabalho, e ao apoio irrestrito que venho recebendo de minha família, e de meus amigos, nesses dois anos e meio, à frente da Secretaria de Cultura de Nilópolis.
Agradecer ao Deputado Federal Simão Sessim, pela sensibilidade e o empenho em tudo que se refere às coisas da cultura, e que é, sem dúvida alguma, junto com o prefeito, responsável pelos avanços significativos na implantação de uma nova maneira de se olhar a política cultural em nossa cidade.
Agradecer também, ao companheirismo e o elevado espírito público dos secretários municipais de cultura, membros deste Fórum de Secretários de Cultura da Baixada Fluminense. E convidar o vice presidente do Fórum Andersom Batata Secretário de cultura de Nova Iguaçu e a Secretária Geral Nadia Alvares secretária de Cultura de Seropedica que formam esta primeira presidência eleita de maneira consensual e unânime.
Externar a dimensão da criação deste Fórum não é uma tarefa fácil. Levando-se em conta o que representa a Baixada Fluminense nos mais variados aspectos, cultural, social, humano, econômico e político, nos deparamos com um gigante capaz de definir, desde que saiba a força que possui, os destinos de nosso estado.
Para que isso aconteça, é necessário que aja organização e articulação. Em nosso DNA está presente,
como herança de nossos antepassados, o nosso potencial de planejamento e o
estado de alerta, o que fez com que a humanidade primitiva não sucumbisse
diante dos grandes predadores e de todos os outros perigos. Ao longo do tempo o
desenvolvimento cultural nos fez refletir que sempre podemos transformar para
melhorar.
Vivemos em uma região com quase 4 milhões de habitantes, com um patrimônio
cultural riquíssimo, celeiro de talentos que coloca o Estado do Rio de Janeiro
em posição de destaque diante do mundo.
A casa da Fazenda São Bernardino
A exuberância da mata atlântica, preservada na Reserva Biológicas do Tinguá e nos Parques Naturais de Nova Iguaçu e Mesquita, o parque nacional da serra dos órgãos em Guapimirim e Mage, e do Gericinó em Nilópolis, impressionam os que enchem os pulmões com o ar puro da Baixada Fluminense.
No campo da imaterialidade podemos citar os terreiros de Umbanda e de
Candomblé, que chegam a superar, em número, até mesmo os da cidade de Salvador
na Bahia, as Quadrilhas juninas, as Folias de Reis, os tapetes de Corpus
Christi, a Festa do Divino, o carnaval, com destaque para os blocos de embalo e
as escolas de samba que dão projeção internacional para região, como a Leão de
Iguaçu, Inocentes de Belford Roxo, a Grande Rio e a Beija Flor de Nilópolis,
varias vezes campeã do carnaval carioca. As manifestações da dança , da música,
da capoeira, da literatura, do teatro, das artes plásticas, do artesanato, do
cinema destacando o cineasta Marcelo Marão ganhador de diversos prêmios
internacionais de animação pelo mundo a fora, são alguns dos muitos exemplos
que constatam a importância e o grande potencial cultural da Baixada Fluminense
para o estado, para o Brasil e para o mundo.
Lamentavelmente boa parte destes patrimônios se encontram em situação de risco eminente, grande parte por descaso e falta de políticas públicas.
Um grande desafio para este Fórum de Secretários, juntos com seus respectivos Prefeitos, o Estado e a União, é criar mecanismos para redirecionar o rumo do desenvolvimento econômico, aliando a ele, a preservação do patrimônio e o investimento em cultura, o que contribuirá, temos certeza, para desfazer o estigma de região miserável e violenta que a grande mídia ainda nos impõe.
Em reuniões sistemáticas este Fórum se debruçou sobre as diretrizes apontadas em nossas conferências municipais,e traçamos algumas estratégias prioritárias, tais como:
A construção de equipamentos de cultura, de caráter regional, financiados e gerenciados em parceria com a União e Governo do Estado;
Investimentos diretos ou intermediação da Secretaria de Estado de Cultura e do Ministério da Cultura na criação, ampliação e reforma de espaços culturais da região;
Continuidade e ampliação de programas de apoio a cultura para a região;
Criação de contrapartidas obrigatórias das grandes empresas, que fazem uso das leis de renúncia fiscal, para investimentos culturais na Baixada Fluminense e outras regiões do interior do estado.
Realização de programas e projetos municipais, estadual e federal, que tenham como meta, a capacitação e a ampliação da oferta de trabalho e renda de agentes culturais;
Buscar que os investimentos em cultura, do Estado e da União, na Baixada Fluminense sejam de fato, instrumentos de desenvolvimento humano, e para isso é necessário que eles sejam, no mínimo, proporcionais ao recolhimento dos nossos impostos.
Desenvolvimento de ações transversais de combate a miséria e a violência, entendendo sua origem, não atuando somente com ações paliativas, observando que ninguém se torna violento e miserável de uma hora pra outra, iniciando assim um processo, atuando na sua fonte. Essa proposta deve ser em caráter emergencial, levando-se em conta os grandes eventos internacionais que o Estado do RJ receberá, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Devemos lembrar também, da primeira conquista desse Fórum. Ao provocar o Estado na solicitação de investimos para a região, conseguimos o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC), parceria da Secretaria de Estado de Cultura com o Ministério da Cultura, e que mesmo tendo sido um investimento de pequeno porte, tem um sentido simbólico bastante relevante, devendo ser olhado como o início de um novo tempo e o resgate de uma dívida contraída por décadas de omissão e descaso.
Por fim, dizer acreditar que através da nossa organização e articulação, este fórum trabalhará muito para que seja realizado o consórcio regional de cultura que ampliará as possibilidades de ações de maneira bastante significativa, permitindo que a população da Baixada Fluminense atinja a cidadania plena, se apropriando definitivamente de seu destino para que possa ser mais feliz, e desta forma nós, atuais gestores, saudaremos uma divida de décadas de desatenção com a honrada região da Baixada Fluminense.
Muito obrigado.
Veja mais fotos >clique aqui<
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
História, Memórias e Curiosidades
Reitores da UFRRJ
A Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro, localizada em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, comemorou seu
centenário no ano de 2010. Frente a isso, resolvemos descobrir quem são e
homenagear os Reitores que por lá passaram e, de alguma maneira, deixaram sua
marca na história da Universidade.
Passaram pelo cargo
25 Reitores, desde 1911 até os dias atuais; todos muito importantes para o
âmbito acadêmico. Grandes pesquisadores e professores que eram, representaram
de maneira expressiva a Instituição, desde a antiga Escola Superior de
Agronomia e Medicina Veterinária (ESAMV) à atual Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro.
Por terem expressão de significativa
importância na Academia, receberam homenagens, como as nomeações de colégios da
região e salas e auditórios da própria Universidade.
Foram eles: Gustavo D’utra (1911 a 1914); Arthur Prado (1915); Manuel Paulino Cavalcanti (1916); Candido Mello Leitão Junior (1916 a 1919); Paulo Parreiras Horta (1919 a 1926); José de Freitas Machado (1920 a 1921); Francisco Cassiano Gomes (1922 a 1923); Miguel Ozorio de Almeida (1924); Paulo Rocha Lagoa (1924 a 1926); Artidonio Pamplona (1927 a 1933); Waldemar Raythe de Queiroz e Silva (1944-1946 e 1955-1956); Arthur Eugênio Magarinos Torres Filho (1946 a 1949); Antônio Thomaz da Rocha Lagoa (1949 a 1955); Hilton José Salles da Fonseca (1956 a 1959); Aurélio Augusto Rocha (1959 a 1962); Ydérsio Luiz Vianna (1962 a 1964); Paulo Dacorso Filho (1964 a 1968); Helio Saul Ramos Barreto (1968 a 1971); Fausto Aita Gai (1971 a 1975 e de 1981 a 1985); Arthur O. Lopes da Costa (1977 a 1981); Adriano Lucio Peracchi (1985 a 1989); Hugo Edson Barbosa Rezende (1989 a 1993); Manlio Silvestre Fernandes (1993 a 1997); José Antonio Souza Veiga (1997 a 2001); Ricardo Motta Miranda (2005 a 2009 e de 2009 aos dias atuais).
Foram eles: Gustavo D’utra (1911 a 1914); Arthur Prado (1915); Manuel Paulino Cavalcanti (1916); Candido Mello Leitão Junior (1916 a 1919); Paulo Parreiras Horta (1919 a 1926); José de Freitas Machado (1920 a 1921); Francisco Cassiano Gomes (1922 a 1923); Miguel Ozorio de Almeida (1924); Paulo Rocha Lagoa (1924 a 1926); Artidonio Pamplona (1927 a 1933); Waldemar Raythe de Queiroz e Silva (1944-1946 e 1955-1956); Arthur Eugênio Magarinos Torres Filho (1946 a 1949); Antônio Thomaz da Rocha Lagoa (1949 a 1955); Hilton José Salles da Fonseca (1956 a 1959); Aurélio Augusto Rocha (1959 a 1962); Ydérsio Luiz Vianna (1962 a 1964); Paulo Dacorso Filho (1964 a 1968); Helio Saul Ramos Barreto (1968 a 1971); Fausto Aita Gai (1971 a 1975 e de 1981 a 1985); Arthur O. Lopes da Costa (1977 a 1981); Adriano Lucio Peracchi (1985 a 1989); Hugo Edson Barbosa Rezende (1989 a 1993); Manlio Silvestre Fernandes (1993 a 1997); José Antonio Souza Veiga (1997 a 2001); Ricardo Motta Miranda (2005 a 2009 e de 2009 aos dias atuais).
Gustavo D’utra |
Arthur Prado |
Manuel Paulino Cavalcanti |
Candido Mello Leitão Junior |
Paulo Parreiras Horta |
Francisco Cassiano Gomes |
José de Freitas Machado |
Miguel Ozorio de Almeida |
Paulo Rocha Lagoa |
Waldemar Raythe de Queiroz e Silva |
Artidonio Pamplona |
Arthur Eugênio Magarinos Torres Filho |
Antônio Thomaz da Rocha Lagoa |
Aurélio Augusto Rocha |
Hilton José Salles da Fonseca |
Ydérsio Luiz Vianna |
Paulo Dacorso Filho |
Helio Saul Ramos Barreto |
Fausto Aita Gai |
Arthur O. Lopes da Costa |
Adriano Lucio Peracchi
|
Manlio Silvestre Fernandes |
Hugo Edson Barbosa Rezende |
José Antonio Souza Veiga |
Ricardo Motta Miranda |
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Prefeito anuncia programação da XIV Expo de Seropédica
Agora é oficial, de 07 à 12 de outubro Seropédica viverá as emoções de um dos maioreseventos do município e, sem dúvida, a melhor e maior festa de aniversário dacidade de todos os tempos. A confirmação ocorreu nesta quarta-feira (28), nogabinete do prefeito Alcir Fernando Martinazzo quando foi anunciadooficialmente a programação da XIV EXPO Seropédica.
A Expo Seropédica este ano será realizada em uma nova área totalmente preparada,com uma infra-estrutura melhor. A nova área localizada no Km 42 da Estrada Rio– São Paulo, em frente à área da antiga Expo. “Nós estamos preparando uma áreacom uma infra-estrutura melhor para a Expo, para que desta forma a populaçãovenha ainda mais animada a participar da festa da cidade”, disse o prefeito Martinazzo.
Outra informação importante é destinada as pessoas que aproveitam as festas para ganharem dinheiro, a venda de espaços para barracas está disponibilizada através do telefone 7820-3049 e do rádio 8*3613, os interessados devem falar com o Lula.
Este ano além do Palco Principal a Expo terá um segundo palco, no qual os artistas locais poderão se apresentar. “Nós estamos idealizando este 2° palco com oobjetivo de possibilitar que os artistas locais mostrem também o seu trabalho, porém ainda falta terminar de acertar alguns detalhes com a secretária de Cultura e Turismo”, disse o prefeito.
De acordo com o prefeito apesar de a entrada ser gratuita, a prefeitura estará recolhendo alimentos não perecíveis. “Em todas as edições da Expo Seropédica o ingresso foi 1 quilo de alimento não perecível, por isso este ano também estaremos arrecadando alimentos não perecíveis”, informou o prefeito.
EXPO 2011 TERÁ ÁREA PARA CAMAROTES
Como objetivo de trazer maior comodidade para as pessoas que irão participar da festa, a organização do evento está preparando uma área destinada a 11 camarotes no espaço para shows da XIV Expo Seropédica.
Fora os camarotes, outra inovação no evento deste ano é a participação da boate Absolut Club que abrirá suas portas dentro da área da Expo todas as noites logo após o show principal.
A programação começa no dia 07 de outubro com o show do grupo Roupa Nova. Já no dia 08 será a vez de Rodriguinho subir ao palco, no dia 09 Daniel agitará a galera com suas canções. O Grupo Trazendo a Arca é a atração Gospel do dia 10.
No dia 11 o Biquini Cavadão agitará a galera com o rock geração anos 80. O dia 12, último da festa, será animado pelo show da banda Charlie Brown Jr.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
A Educação vai ao Cinema
Nessa quarta-feira (05) às 10h, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Educação e do Cinemaxx Imperial de Paracambi, lançam o projeto “A Educação vai ao Cinema”. O filme exibido nessa primeira sessão do projeto será “Os Smurfs”, sucesso de público que já ultrapassou mais de 2 milhões de espectadores no Brasil. O lançamento será no Cinemaxx Imperial, que fica na Rua Dominique Level, 30 – Centro – Paracambi/RJ.
Por apenas R$ 3 por pessoa, os alunos da rede pública municipal, professores e os familiares terão acesso garantido e facilitado ao cinema em todos os filmes exibidos no Cinemaxx Imperial, respeitando a censura. Lembrando que a promoção é válida as quartas, quintas, sextas e domingos, até 29/02/2012 e sujeito a lotação da sala.
A secretária de Educação Lucia Martinazzo informou que o Projeto ‘Educação vai ao cinema’ dará direito a quatro ingressos a um valor simbólico de R$3,00 cada para os estudantes, professores e funcionários da rede municipal de Educação. “A distribuição dos ingressos será feita de forma maior no trecho onde o ônibus que liga Seropédica a Paracambi realiza seu trajeto e a divulgação dos horários e filmes será realizada através de carros de som, banner eletrônico no site da prefeitura, no blog da educação e de outros meios de divulgação”, esclareceu a secretária.
Acompanhe no site da Prefeitura www.seropedica.rj.gov.br e no site www.cinemaxx.com.br toda a programação do cinema.
Palestras - BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
Dia: 05 de outubro de 2011
Palestra: COMO AGIR EM CASO DE EMERGÊNCIA - PRIMEIROS SOCORROS
Palestrante: Sr. Isaías Mendes (Bombeiro)
Local: Biblioteca Municipal de Seropédica
End.: BR 465 - Km 12, nº 481 - Campo Lindo (ao lado da APAE)
Dois horários:
09h às 11h
14h às 16h
Palestra: COMO AGIR EM CASO DE EMERGÊNCIA - PRIMEIROS SOCORROS
Palestrante: Sr. Isaías Mendes (Bombeiro)
Local: Biblioteca Municipal de Seropédica
End.: BR 465 - Km 12, nº 481 - Campo Lindo (ao lado da APAE)
Dois horários:
09h às 11h
14h às 16h
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
História, Memórias e Curiosidades
Autor: Bruno Silva de Souza – Diretor de Patrimônio
EXPO SEROPÉDICA
Estamos caminhando rumo a mais uma edição da Expo Seropédica. É preciso esclarecer as questões referentes à data de celebração do evento, pois é comum que surjam algumas dúvidas a respeito. No dia 12 de outubro comemora-se o aniversário da cidade, pois foi em 12 de outubro de 1995 que o projeto de Lei n° 2.446, que emancipava o então 2° Distrito de Itaguaí, foi aprovado. A partir daí, Seropédica tornava-se município independente. Todavia, 12 de outubro também é uma data de relevo nacional, pois é o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, além de ser a data em que se comemora o dia das crianças. Vale lembrar: a padroeira de Seropédica não é Nossa Senhora Aparecida, mas Santa Terezinha, cujo dia (1° de outubro) é feriado municipal.
A Expo, portanto, é um evento de profunda significação para a cidade e o povo de Seropédica. Trata-se de um patrimônio histórico imaterial, fundamental para a constituição da memória local. E o patrimônio histórico de um lugar não só pertence, como deve ser usufruído por todos. Por essa razão, a Secretaria de Cultura e Turismo decide homenagear o evento e sua importância para o município, relembrando algumas das atrações apresentadas pelas edições anteriores da Expo, bem como algumas fotografias para recordar e ajudar a contar a história desse patrimônio histórico municipal.
Alguns dos artistas que já passaram pelos palcos da Expo Seropédica:
Rick e Renner |
Gustavo Lins |
Paralamas do Sucesso |
Paralamas do Sucesso (João Fera, seropedicense) |
Chitãozinho e Xororó |
Zeca Pagodinho |
Esta foi apenas uma das curiosidades que,
a partir de hoje, disponibilizaremos a vocês para que conheçam um pouco mais
sobre a história deste Município.
Assinar:
Postagens (Atom)