quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comemoração do Dia da Baixada Fluminense

No dia “30 de abril” é comemorado oficialmente o Dia da Baixada Fluminense e a SECULT preparou atividades culturais que irão coincidir com a Festa em comemoração ao Dia do Trabalhador, que esse ano será realizado também no dia 30.

A programação de Seropédica para o Dia da Baixada terá início no dia 28 com o Projeto Cultural Eliezer Motta em Seropédica – Show Sem Apelação; dando continuidade, no dia 29 com a Companhia Teatral Queimados Encena – Espetáculo O INSPETOR GERAL; e finalizando com o Seropédica Solidária, evento acoplado à Festa do Trabalhador.


Dia: 28 de abril às 21h

Projeto Cultural Eliezer Motta em Seropédica – Show Sem Apelação

Espaço: Teatro Gustavo Dutra


Dia 29 de abril às 16h

Companhia Teatral Queimados Encena – Espetáculo O INSPETOR GERAL.

Com atores de toda a baixada!

Local: Praça Nildo Romano (Praça Central)


Dia 30 de abril, a partir das 08h

Toda a Programação Cultural do evento Seropédica Solidária

Local: Av. Ministro Fernando Costa - próximo ao DPO e à Unidade Pré-hospitalar Dr. José Bueno Lopes.



Companhia Teatral Queimados Encena



segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SECULT

A secretaria de Cultura e Turismo, representando a Prefeitura Municipal, de Seropédica está desenvolvendo projetos com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento sócio, econômico, cultural e visando recuperar a História de nossa cidade.

Dentre os projetos em desenvolvimento destacamos:

· Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico

· Projeto de Patrimônio Histórico

· Projeto AMORASEROPÉDICA

Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico do Município de Seropédica e Projeto de Patrimônio Histórico (por Ana Paula Jacintho)

Esse trabalho refere-se à criação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT), que tem como finalidade servir como ferramenta para melhor condição de vida para população, uma vez que buscamos através de nosso trabalho romper o desafio de trazer a atividade turística a um padrão de excelência compatível a sua importância social, econômica e cultural.

A equipe de apoio que executará o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município (PDDT) é formada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mais especificamente os cursos de Hotelaria, Turismo e História. No decorrer do trajeto parceiros que agreguem valor ao projeto serão incluídos.

Existe a vontade de criar perante a comunidade o sentimento de orgulho em relação ao Município. Ela é o melhor apoio para concretizar o projeto, e sua participação se mostram imprescindível, cumprido um papel fundamental para o desenvolvimento neste momento de resgate histórico de informações, viabilizando o fortalecimento da relação Prefeitura/Comunidade.

Para que se concretize, o projeto prevê uma série de atividades em que a comunidade estará inserida e participando ativamente. Serão oficinas, cursos, seminários, festas e eventos, tudo com o intuito de tornar a população de Seropédica como mais um braço para captação de recursos.

O primeiro passo será a Campanha “Do Brejo de São João à Seropédica”, tem como objetivos:

· Gerais: A realização de um levantamento de antigos registros da história, para através de fotos, depoimentos e objetos, resgatar o que foi nosso município e seu legado cultural;

· Específicos: Resgatar registros importantes com a participação da comunidade. Criação da identidade da Cidade, promoção do Município e seus habitantes. Promoção de programas culturais;

O projeto se justifica na importância dos habitantes da cidade em se reconhecer como colaboradores do desenvolvimento histórico-sociocultural do local. Além de registrar todos os pontos considerados importantes para o crescimento do potencial turísticos em Seropédica.

A intenção da Secretaria de Cultura e Turismo é agir de forma incansável para assegurar a permanência de informações que fazem parte da História Seropedicense e que se não resgatadas acabarão desaparecendo.

Essa Campanha de reconhecimento será uma, entre muitas ações, rumo à formação do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município de Seropédica e terá como ápice a criação de um livro de Patrimônio Histórico, que será a confirmação do papel fundamental dos colaboradores na preservação da memória do Município de Seropédica. Esse primeiro livro tem como finalidade marcar o início da parceria Prefeitura/Comunidade, além de associar personagens e eventos históricos que se tornaram referência na comunidade, preservando a memória e a cultura do povo.

Voltar ao post "PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SECULT"

PROJETO AMORASEROPÉDICA

O projeto recebe o nome de “AMORASEROPÉDICA”, pois faz uma relação entre o fruto, que era usado na alimentação do Bicho da Seda, e a Identidade Cultural do Município. Como no projeto do PDDT, promove inclusão Social, desenvolvimento Regional e a auto-estima da população, gerando trabalho e renda, agregando valor a cultura da cidade.

Pretendendo resgatar a cultura da Amoreira, implantando a produção de amoras no Município com diversos apoios, entre eles podemos destacar a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O projeto tem como objetivo incentivar a produção e o volume para comercialização de fruta in natura ou processada.

Entre as principais ações destacamos:

· O plantio e cultivo de amoreiras e plantação de amoras;

· Criar o selo Seropédica sobre os produtos derivados da Amora, disseminando informações sobre o alimento, seu valor nutricional, a melhor maneira de manipular e conservá-lo e valores nutricionais da alimentação;

· Ações sócio-econômico-culturais: Sub-projeto “Vai um AMOR AÍ?”, que consiste na produção de um livro infantil a ser distribuído nas escolas gratuitamente. Essa iniciativa se constitui na necessidade e formar a Identidade Cultural

· Criar cooperativas de plantadores e colhedores de amoras;

· Criar uma cozinha experimental para idealizar novas possibilidades do uso da fruta em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Seropédica, o Instituto de Tecnologia de Alimentos da UFRRJ, A Fazendinha Agrobiológica UFFRJ/EMBRAPA, e o C.T.U.R. (Colégio Técnico da UFRRJ).

Seu público alvo é a população de Seropédica e é mais uma iniciativa que gera impacto positivo na economia local e agrega valor a formação cultural do Município.

Voltar ao post "PROJETOS DESELVOLVIDOS PELA SECULT"

Buscar