segunda-feira, 18 de abril de 2011

Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico do Município de Seropédica e Projeto de Patrimônio Histórico (por Ana Paula Jacintho)

Esse trabalho refere-se à criação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT), que tem como finalidade servir como ferramenta para melhor condição de vida para população, uma vez que buscamos através de nosso trabalho romper o desafio de trazer a atividade turística a um padrão de excelência compatível a sua importância social, econômica e cultural.

A equipe de apoio que executará o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município (PDDT) é formada pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mais especificamente os cursos de Hotelaria, Turismo e História. No decorrer do trajeto parceiros que agreguem valor ao projeto serão incluídos.

Existe a vontade de criar perante a comunidade o sentimento de orgulho em relação ao Município. Ela é o melhor apoio para concretizar o projeto, e sua participação se mostram imprescindível, cumprido um papel fundamental para o desenvolvimento neste momento de resgate histórico de informações, viabilizando o fortalecimento da relação Prefeitura/Comunidade.

Para que se concretize, o projeto prevê uma série de atividades em que a comunidade estará inserida e participando ativamente. Serão oficinas, cursos, seminários, festas e eventos, tudo com o intuito de tornar a população de Seropédica como mais um braço para captação de recursos.

O primeiro passo será a Campanha “Do Brejo de São João à Seropédica”, tem como objetivos:

· Gerais: A realização de um levantamento de antigos registros da história, para através de fotos, depoimentos e objetos, resgatar o que foi nosso município e seu legado cultural;

· Específicos: Resgatar registros importantes com a participação da comunidade. Criação da identidade da Cidade, promoção do Município e seus habitantes. Promoção de programas culturais;

O projeto se justifica na importância dos habitantes da cidade em se reconhecer como colaboradores do desenvolvimento histórico-sociocultural do local. Além de registrar todos os pontos considerados importantes para o crescimento do potencial turísticos em Seropédica.

A intenção da Secretaria de Cultura e Turismo é agir de forma incansável para assegurar a permanência de informações que fazem parte da História Seropedicense e que se não resgatadas acabarão desaparecendo.

Essa Campanha de reconhecimento será uma, entre muitas ações, rumo à formação do Plano de Desenvolvimento Turístico do Município de Seropédica e terá como ápice a criação de um livro de Patrimônio Histórico, que será a confirmação do papel fundamental dos colaboradores na preservação da memória do Município de Seropédica. Esse primeiro livro tem como finalidade marcar o início da parceria Prefeitura/Comunidade, além de associar personagens e eventos históricos que se tornaram referência na comunidade, preservando a memória e a cultura do povo.

Voltar ao post "PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SECULT"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar