segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETO AMORASEROPÉDICA

O projeto recebe o nome de “AMORASEROPÉDICA”, pois faz uma relação entre o fruto, que era usado na alimentação do Bicho da Seda, e a Identidade Cultural do Município. Como no projeto do PDDT, promove inclusão Social, desenvolvimento Regional e a auto-estima da população, gerando trabalho e renda, agregando valor a cultura da cidade.

Pretendendo resgatar a cultura da Amoreira, implantando a produção de amoras no Município com diversos apoios, entre eles podemos destacar a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O projeto tem como objetivo incentivar a produção e o volume para comercialização de fruta in natura ou processada.

Entre as principais ações destacamos:

· O plantio e cultivo de amoreiras e plantação de amoras;

· Criar o selo Seropédica sobre os produtos derivados da Amora, disseminando informações sobre o alimento, seu valor nutricional, a melhor maneira de manipular e conservá-lo e valores nutricionais da alimentação;

· Ações sócio-econômico-culturais: Sub-projeto “Vai um AMOR AÍ?”, que consiste na produção de um livro infantil a ser distribuído nas escolas gratuitamente. Essa iniciativa se constitui na necessidade e formar a Identidade Cultural

· Criar cooperativas de plantadores e colhedores de amoras;

· Criar uma cozinha experimental para idealizar novas possibilidades do uso da fruta em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Seropédica, o Instituto de Tecnologia de Alimentos da UFRRJ, A Fazendinha Agrobiológica UFFRJ/EMBRAPA, e o C.T.U.R. (Colégio Técnico da UFRRJ).

Seu público alvo é a população de Seropédica e é mais uma iniciativa que gera impacto positivo na economia local e agrega valor a formação cultural do Município.

Voltar ao post "PROJETOS DESELVOLVIDOS PELA SECULT"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar