terça-feira, 13 de setembro de 2011

Abertura da Exposição "Celebridades em Arte"

Texto e Fotos: ASCOM Seropédica / Revisão: Rômulo Tunala
Marcelo Rezende posa entre as estátuas
de Xuxa e Roberto Carlos

     O artista plástico seropedicense Marcelo Rezende abriu ao público nesta segunda-feira (12) sua primeira exposição de esculturas em tamanho real de celebridades na sala de exposições artísticas (P1) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) e a exposição ficará aberta ao público até o dia 07 de outubro. “Esta é a realização de um sonho antigo meu de expor meus trabalhos”, disse Marcelo.
     A exposição ‘Celebridades brasileiras’, é composta por esculturas de personalidades da televisão e da música. “Gostei muito do trabalho do Marcelo, e um dos objetivos da secretaria de cultura é apoiar os artistas da cidade, desta forma buscando incentivar o interesse da cultura por parte da comunidade de Seropédica”, afirmou a secretária.
     Entre suas esculturas há estátuas de celebridades brasileiras, entre elas as dos cantores Roberto Carlos e Michael Jackson, as apresentadoras Ana Maria Braga, Hebe Camargo, Xuxa e Daniela Albuquerque e o apresentador Otávio Mesquita. O sonho de Marcelo é criar um museu com estátuas de celebridades, inspirado no famosíssimo museu Madame Tussauds, de Londres, que expõe réplicas de cera de diversas celebridades ao redor do mundo. “Meu objetivo é fazer um museu para homenagear os artistas brasileiros, tais como Ayrton Senna, Cazuza, Pelé entre outros”, afirmou Marcelo Rezende.
Estátua da apresentadora Xuxa
 Meneghel
     Marcelo conta como idealiza as estátuas e fala da preocupação em combinar os trajes utilizados nas esculturas com o estilo do artista. “As estátuas são uma homenagem que faço a estes artistas, por isso tenho que me preocupar com tudo nos mínimos detalhes”, disse Marcelo.
     Segundo o artista plástico a maioria dos homenageados conhece o seu trabalho e matem contato com o artista. “A Ivete, a Ana Maria e o Otávio Mesquita mantêm contato comigo através do twitter ou e-mail e elogiam muito o meu trabalho”, conta o artista.
     O artista conta ainda que nunca abandona um trabalho, por mais que as pessoas pensem que o trabalho já está finalizado, em algum momento eu retorno a trabalhar nele para fazer uns retoques ou dar uma melhorada. “Eu sempre digo que a arte feita em uma estátua nunca termina, eu posso abandoná-las por um tempo, mas depois eu volto a trabalhar nelas novamente. A estátua da Xuxa, por exemplo, eu penso em voltar a trabalhar nela para dar uma melhorada nos dedos, sei lá, fazer uns retoques”, disse Marcelo.
     Marcelo falou das dificuldades da vida de artista plástico e do apoio recebido pela Secretaria da Cultura e Turismo. “O material é caro e antes de começar a receber este apoio da Secretaria de Cultura ficava difícil produzir minhas estátuas que são um sonho meu”, declarou Marcelo.
O Reitor da UFRuralRJ fala da importância
da valorização da arte.
     No início deste ano Marcelo realizou dois trabalhos que para ele foram os mais importantes de sua carreira artística. O artista confeccionou as esculturas de Nelson cavaquinho e Guilherme de Brito que desfilaram em carro alegórico do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeiro de Mangueira na Sapucaí. “A Secretária da Cultura e Turismo, Nádia Alvarez, me procurou e ofereceu o apoio da Secretária para montarmos uma exposição com meus trabalhos”, disse Marcelo.
     Presente a abertura da exposição Dr. Ricardo Motta Miranda, o Reitor da UFRuralRJ, falou da importância da valorização da arte e da cultura. “É importante valorizarmos a arte e a cultura, principalmente entre a comunidade local”, disse o Reitor.

2 comentários:

  1. INFORME
    Horários de funcionamento da exposição:

    Semana da abertura (12 à 16/set)
    Quarta-feira e Sexta-feira - das 09h às 16h.

    Semanas subsequentes (até o dia 07/out)
    Terças-feiras e Quintas-feiras - das 09h às 16h.

    ResponderExcluir
  2. muito bom trabalho, são perfeitas as estátuas, de um talento enorme o Marcelo e uma simpatia inigualável.
    parabéns Marcelo e a SeCult por apoiar os nossos artistas...

    ResponderExcluir

Buscar