terça-feira, 8 de novembro de 2011

História, Memórias e Curiosidades


A Pequena Imbatível



 Na década de 60, pesquisadores descobriram que um animalzinho bem pequenino, com dois centímetros de diâmetro, para ser mais exato, que ocupa a área hoje conhecida como Floresta Nacional Mário Xavier (Flona), numa extensão de 4,9 milhões de metros quadrados. Da família Leptodactylidae, é uma perereca, um anfíbio que se reproduz somente nesta área. Seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude com água doce.
 Por não se reproduzir em nenhum outro local, esta espécie está listada desde 2003 em extinção por estar perdendo seu habitat natural. Por estes fatores, a construção do Arco Rodoviário que ligaria Itaboraí ao Porto de Itaguaí, passando por Seropédica, orçada em R$ 1 bilhão, foi embargada pelo Ministério do Meio Ambiente, pois seria necessário destruir 80 mil metros quadrados da área ocupada pelo anfíbio. 
  Apesar de não ter um nome popular oficial, os operários das obras já a batizaram de Norminha, como a personagem polêmica da novela “Caminho das Índias”, provando também a todos que o ditado “Tamanho não é documento.” é verdade.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar