terça-feira, 22 de maio de 2012

Kahlo, Frida

Renomada pintora mexicana, Frida Kahlo nasceu em julho de 1907 na conhecida "La Casa Azul" (A Casa Azul), na Cidade do México, onde moravam seus pais, Guillermo Kahlo e Matilde Gonzalez y Calderón.
Frida, mesmo tento seu pai como um artista, nunca se interessou pela pintura quando mais nova. Mas, em 1925, após ser vítima de um acidente gravíssimo no bonde da cidade onde morava no qual o para-choques do veículo perfurou suas costas, atravessou a pélvis e saiu em sua vagina, o que lhe causou grandes sofrimentos, meses de internações no hospital, fisioterapias dolorosas e coletes especiais, começou a colorir com as tintas de seu pai os coletes que era obrigada a usar , como o entitulado "A Coluna Partida" e telas, pois a lugar algum poderia ir.
Em 1928, já melhor, passa a frequentar o Partido Comunista, onde conhece Diego Rivera, um muralista bem renomado no México por seus trabalhos detalhistas e bem elaborados, com quem se casa em 1929. Seu passatempo agora se torna sua arte, seu trabalho, seu modo de mostrar ao mundo seus olhos e olhares, com total apoio e influência de seu marido.
Nos próximos anos, ambos experimentarão momentos de muitas alegrias com o reconhecimento de seus trabalhos e viagens, porém, o casamento contou com inúmeras discórdias, traições, separações e muito amor.
Apesar de ser considerada como uma artista surrealista, Kahlo dizia que seu trabalho não tinha nada de surreal, era vestido de pura e sua realidade. Em 1943 começou a lecionar na escola La Esmeralda, no México.
Em 13 de julho de 1954, a artista é encontrada morta em sua casa, após ter adquirido pneumonia e ingerido quantidade excedente de remédios.
Em seu diário a última anotação: "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida".
Suas obras até os dias de hoje são lembradas e citadas sempre que oportuno, como nos filmes gravados em sua homenagem: "Frida" - por Julie Taymor e "Frida Kahlo, naturaleza viva" - por Paul Leduc.
"Eu sou a desintegração." - Frida Kahlo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar