segunda-feira, 28 de maio de 2012

UMA FLORESTA NO CENTRO DE SEROPÉDICA

Ás margens da BR 465 (Antiga Estrada Rio – São Paulo) e cortada pela BR-116 (Presidente Dutra),a Floresta Nacional Mário Xavier (conhecida também como Horto Florestal), com a extensão de aproximadamente 496 hectares, localizado no centro do Município de Seropédica (antigo Km 51), garante a preservação de diversas espécies vegetais, como elevações com capoeiras e espécies regionais de origem indigena: Angico, Jacaré, Orelha-de-negro, Cabelo-de-negro, Cinco-chagas, Ipê-roxo, Ipê-tabaco, Andiras ou Angelins, Vinhático, Jenipapo, alguns Jacarandás, algumas Canelas, Cassias, Canjerana e Arapoca.
Porém, com o desenvolvimento econômico da região, elaborou-se a construção do Arco Metropolitano, com o objetivo de ligar a zona portuária de Itaguaí a Itboraí. A construção prevê 145 Km de rodovia, o que, certamente, causará impactos negativos na reserva, como estudiosos da região já previam.
O trabalho realizado no Horto se torna necessário não apenas para a preservação de espécies de vegetações locais - e consequentemente da fauna - , mas também garante o equilíbrio do ecossistema da localidade, contribuindo para o controle da temperatura, chuvas, humidade e outros fatores. Além de proporcionar uma bela paisagem às vistas de quem visita o local ou apenas está de passagem pelo município.
O Horto está aberto ao público de segunda a sexta , de 09h às 17h e os visitantes podem conhecer mais sobre a história do local visitando o museu do horto ou passeando pelas trilhas de bicicleta ou caminhando gratuitamente (lembrando que o passeio deve ser cauteloso e guiado por quem conhece o espaço).
Autor: José de Ribamar Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar