terça-feira, 31 de julho de 2012

Os 100 anos do Eterno Amado



Neste ano e, mais precisamente, nodia 10 de agosto, teremos uma comemoração muito especial no mundo das artes: o centenário do nosso querido Jorge Amado.
Amante das literaturas, músicas, cinemas e teatros, Amado sempre nos presenteava com lindas obras que até os dias de hoje fazem parte da nossa formação, destacando sempre críticas sociais com bom humor, valorizando a importância da figura da mulher e a cultura brasileira, principalmente das terras baianas, onde seu coração brotou e criou raízes.
Nascido no interior da Bahia, no distrito de Itabuna, filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado sempre mostrou uma habilidade especial para a escrita. Estudou em internatos e em 1922, quando criou o jornal "A Luneta", distribuído entre vizinhos e parentes, apresentou um texto nomeado "O Mar" que lhe rendeu elogios e incentivos do padre Luiz Gonzaga Cabral, emprestando-lhes livros sobre litaraturas de diversas partes do mundo.
A partir de então seu interesse pela escrita e pela literatura não cessou. Trabalhou em grupos literários, publicou em revistas e jornais, em 1930 saiu da Bahia e foi morar no Rio de Janeiro e conheceu grandes nomes da literatura brasileira, como Vinícius de Moraes e Otávio de Faria. Teve sua novela "Lenita", escrita juntamente a Dias da Costa e Edison Carneiro editada como livro por A. Coelho Branco Filho, no Rio de Janeiro.
Dentre tantos trabalhos, estudos e viagens, Jorge Amado se tornou "um artista moderno sem ser modernista", transformando-se em uma grande influência para tantos outros artistas - ou não artistas -  nacionais e internacionais. Afinal, quem nunca leu as aventuras dos "Capitães da Areia" ou a trama "Gabriela" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos"? 

Jorge faleceu em 6 de agosto de 2001, deixando muitas saudades e boas recordações.E  com tantas emoções e um roteiro de tantas riquezas deixado a nós, nada mais justo que uma linda homenagem a este grande e amado artista.  Durante todo o ano de 2012, em diversos países do mundo ( Brasil, Portugal, Alemanha, Paris)  serão realizados eventos que destacam as maiores obras do autor, como exibições de filmes, exposições fotográficas e de escritos, shows, debates e entrevistas.   
 A programação você pode conferir em: http://centenariojorgeamado.com.br/Agenda.aspx?secao=4
  
"A solução dos problemas humanos terá que contar com a literatura, a musica, a pintura, enfim com as artes.
O homem necessita de beleza como necessita de pão e de liberdade. As artes existirão enquanto o homem existir sobre a face da terra. A literatura sera sempre uma arma do homem em sua caminhada pela terra, em sua busca de felicidade." (Jorge Amado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar