segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pedras vão Rolar: O Patrimônio Esquecido

Seropédica é considerado um município histórico e rural. Por ter sido cenário de diversos fatos políticos e econômicos importantes para o país, possui símbolos que marcam a memória deste local, porém poucos reconhecidos por sua importância.
Um destes locais é a chamada Casa de Pedra que fica localizada no Assentamento das Casas Altas,no KM 7 da Dutra. Sua origem não é conhecida fielmente, porém alguns moradores da região arriscam dizer que ela foi construída para o armazenamento de ouro no período da descoberta desta riqueza na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) por volta de 1758. O município (na época nomeado como povoado do Bananal) fazia parte desta rota, dando acesso a São Paulo pelo velho caminho de São Paulo (atualmente BR-465) e a Minas Gerais pelo caminho das Minas ou Estrada Velha, iniciada em Duque de Caxias.
Sua estrutura original é formada pelo encaixe de pedras bem resistentes de maneira artesanal. Entretanto após este período o monumento foi esquecido pelas autoridades locais. A construção atualmente se encontra em um estado deplorável, com seu terreno sem cuidados adequados, com alterações arquitetônicas (construções de janelas e portas de concreto e grades) e inúmeras invasões ao local por infratores, como relatam moradores do Assentamento.
Não se pode admitir que um monumento tão importante e com uma beleza tão significativa seja abandonado sem que nada seja feito. E como dissemos no início deste artigo, o Município de Seropédica faz parte de uma importante região histórica, por isso deve ser visto e preservado com cuidado e desta maneira sustentar a memória dessa gente tão brasileira.
Por: Juliana Brasil
Referências: Jornal Seropédica e http://www.seropedicarj.com.br/portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar