quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Comemoração de Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data comemorativa em que se homenageiam as Mães e a Maternidade, no Brasil comemoram esta data no segundo domingo de maio, porém, em outros países, como em Portugal, por exemplo, a comemoração se dá no primeiro domingo de maio.
Segundo registros históricos a idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual foi a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.
A data foi então reconhecida nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, dessa forma o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
No Brasil a data foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. No ano de 1947 a data passou a fazer parte também do calendário da Igreja Católica. No Brasil e nos Estados Unidos o Dias das Mães é a segunda melhor data do comércio, perdendo apenas para o Natal.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) promoveu uma homenagem às Mães na sexta-feira (10/05), ocorreram algumas apresentações culturais, além de uma mensagem de felicitação feita pela Secretária Lúcia Martinazzo.
A apresentação do evento ficou a cargo do Coordenador de Cultura da SMECE, João Marcelo. As apresentações artísticas iniciaram-se com os vencedores do 1º Concurso Estudantil de Música, Pâmella Evellin (1º lugar) e Roberto Silva (2º lugar), ambos fizeram uma apresentação solo e em outro momento da comemoração apresentaram um dueto.
A Companhia Municipal de Dança, sob a coordenação de Rose Cardeiro, apresentou quatro números onde fora demonstrado todo o trabalho cultural realizado pela Subsecretaria de Cultura da SMECE, tanto a Subsecretária de Cultura, Nádia Alvarez, quanto o Subsecretário de Esporte, Alexandre Rafael, também estavam presentes. Algumas dançarinas ainda fizeram a leitura de um poema em homenagem às Mães.
A Secretária Lúcia Martinazzo presenteou duas mães presentes com cartões de homenagem, o objetivo era fazer com que as escolhidas representassem à todas as mães que participavam da celebração.
Para encerrar à tarde de homenagens uma funcionária da SMECE (Dona Maria Conceição) foi convidada a fazer uma oração pelas mães e dar a palavra de encerramento ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar