quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jornada Mundial da Juventude em Seropédica

Seropédica sedia eventos da  Jornada Mundial da Juventude

13No ano de 1984, na praça São Pedro, no Vaticano, celebrou-se o Encontro Internacional da Juventude,2 durante o período de atividade do Papa João Paulo II. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens uma Cruz, que se tornara um dos principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude, e passou a ser chamada de a “Cruz da Jornada”
A primeira Jornada Mundial da Juventude aconteceu em 1986, na cidade de Roma, e teve o lema “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir razão da esperança que há em vocês” (1 Pd 3, 15).
No domingo (23/06) os símbolos da Jornada Mundial da11. Juventude chegaram à cidade de Seropédica, que foi a primeira cidade a receber os símbolos no Rio de Janeiro, além de pela primeira vez na história proporcionar aimage00062 possibilidade dos símbolos adentrarem uma universidade (UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e um quartel militar (DCMUN).
A Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica, Lúcia Baroni, participou do evento representando o Prefeito Alcir Fernando Martinazzo.
Alguns jovens das Paróquias de Seropédica e adjacências receberam os ícones no km 0 da BR 465 e os encaminharam à Paróquia de Santa Terezinha, onde os símbolos foram recebidos pela Fanfarra Municipal de Seropédica 4.(FAMUSE), que se apresentou anteriormente a uma missa.
A programação do evento prosseguiu com uma peregrinação pela BR 465, iniciada às 16h, seguindo-se pela Avenida Ministro Fernando Costa até a área onde foi montada uma estrutura para que se realizassem o21. restante das atrações. Às 17h e às 19h ocorreram missas e após iniciaram-se shows católicos aos quais a atração principal foi o cantor Tony Allysson, que encerrou o evento às 22h.
Na manhã dessa segunda-feira (24) deu-se continuidade à programação, os símbolos saíram da Igreja de Santa Terezinha em direção à Praça José Fortes de Oliveira e 15.logo após à Escola Municipal Valtair Gabi, ambas localizadas no bairro Boa Esperança.
A comitiva realizou um momento de adoração através de louvores e uma leitura bíblica realizada por uma jovem que acompanhava a procissão.30.
Após deixar a E. M. Valtair Gabi os símbolos saíram em carreata até a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde também se realizou uma oração e a entoação de cânticos religiosos.
No período da tarde outra unidade escolar foi visitada, a Escola Municipal Panaro Figueira. Em ambas as 3unidades escolares alguns dos subsecretários da SMECE também compareceram, Eliana Cristina (Ensino), Mara Lúcia (Planejamento e Orçamento) e Alexandre Rafael (Esporte), que nas duas unidades atuou com mestre de cerimônias do evento.
Ao sair da escola Panaro Figueira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude encerram a passagem pela cidade de Seropédica e seguem em direção a Paraty.

5.8.
14image00311
7.
image0027516.


9.
20
31.
23.
28
22
Texto: Hudson Glória
Fotos: Hudson Glória e Luiz Calderini
19.
29
27
6.2625
18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar