quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Da Internacional da Mulher

A mulher (do latim muliere), é um ser humano adulto do sexo feminino. Na língua portuguesa, mais precisamente durante a infância, é denominada como “menina”, e na adolescência, como “moça” ou “rapariga”, dependendo da região do país. O termo “mulher” é usado para indicar tanto distinções sexuais biológicas quanto distinções nos pápeis sócio-culturais.
No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, que tem sua origem em manifestações promovidas por mulheres russas em busca de melhores condições de vida e trabalho e também contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.
Vale lembrar que a idéia de celebrar um dia da mulher surgira desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa também em meio às lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No “mundo ocidental” o Dia Internacional da Mulher foi comemorado do início do século à década de 1920, porém, a data foi esquecida por um longo período e só voltou a ser lembrada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Atualmente esse dia perdeu parcialmente seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.
O ano de 1975 foi designado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional da Mulher, já em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela entidade, com o objetivo de relembrar conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
A SMECE promoveu no dia 8 de março, na Praça Nildo Romano, no centro da cidade, um evento comemorativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, esse evento aconteceu com início as 14h, com término programado para as 21h.
A Secretária Lúcia Martinazzo realizou a abertura oficial do evento e serão oferecidas ao público feminino atividades como: Assessoria Jurídica; Assessoria Nutricional; Acupuntura; Avaliação Física (para a 3ª idade); Pintura em Tela; Grafite etc.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte ainda promoveu atividades recreativas infantis coordenadas por 50 recreadores, que oferecerão ao público infantil brinquedos diversos e momentos lúdicos (pintura facial, bola mania, tobogã gigante, pula-pula castelinho e mesa Air Game).
Além dessas atividades algumas apresentações musicais ocorreram. A cantora Simone Humaitan subiu ao palco a partir das 16h, seguida de uma apresentação da oficina de Canto e Coral do CAC-UFRRJ (17h). Logo após às apresentações, uma palestra com o tema “Conhecendo e fazendo sexo corretamente” foi ministrada pela Drª Andressa Santos, a partir das 17h30. No palco paralelo houve apresentações com a Cia Municipal de Dança, Grupo Anuar de Dança do Ventre e Freedom Group Dance.
As 19h foi feita a Homenagem às Mulheres, seguida de mais dois shows musicais (Banda TPM e Banda da Subsecretaria de Cultura – 20h). Logo após foi feito o encerramento oficial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buscar