Com programação direcionada a adultos e crianças, a Estação Pensamento e Arte apresenta atividades na Biblioteca Popular Municipal de Botafogo a partir do dia 12 de novembro.
As inscrições podem ser feitas pelo site*.
A entrada é franca.
...................................Sub Secretaria de Cultura de Seropédica..........................
Hoje, 06/09, a partir das 19h, Zezé Motta, Weber Werneck e Zeca do Trombone sobem ao palco da Lona Cultural Elza Osborne, em Campo Grande, para realizarem uma grande homenagem a Waldyr Onofre. Como convidado, terão ao seu lado a bela voz do nosso Sub-secretário de Cultura e Turismo Joao Marcelo Correa.Waldyr é ator, cineasta, diretor e professor de teatro, uma referência no meio artístico. Viveu toda sua vida na Zona Oeste do Rio de Janeiro por opção à sua regionalidade. Hoje Waldyr Onofre encontra-se acometido pelo mal de Alzheimer, Leucemia e Glaucoma, o que nos leva a lutar como amigos e parentes por esta justa homenagem em um show que reunirá grandes admiradores e artistas como ele.
Hoje, 06/09, a partir das 19h, será realizada na Praça Nildo Romano (centro de Seropédica) a segunda Roda de Rima com os apreciadores e disseminadores da arte Hip-hop no município.
O evento busca reunir moradores e visitantes da região para participarem de um encontro entre amigos que mistura dança, música e rima livre. Quem quiser marcar presença no mais novo movimento artístico será muito bem recebido e poderá mostrar seus talentos e ideias ao vivo.
A proposta dos organizadores (Badu, Ronan, Quin e todos os artistas de rua de Seropédica) é abrir espaço para mostrar a todos como a arte de rua tem bastante importância no desenvolvimento cultural e intelectual dos atuantes. Além de divulgar uma antiga e tradicional manifestação nas pariferrias dos artistas que divulgam seus trabalhos através do Graffit, do Freestyle e do Break Dance.
Não perca a chance de participar dos movimentos artísticos de Seropédica. É a arte - e os artistas - do nosso município mostrando seu valor.
O evento é gratuito e a classificação é livre
Neste ano e, mais precisamente, nodia 10 de agosto, teremos uma comemoração muito especial no mundo das artes: o centenário do nosso querido Jorge Amado.
Amante das literaturas, músicas, cinemas e teatros, Amado sempre nos presenteava com lindas obras que até os dias de hoje fazem parte da nossa formação, destacando sempre críticas sociais com bom humor, valorizando a importância da figura da mulher e a cultura brasileira, principalmente das terras baianas, onde seu coração brotou e criou raízes.
Nascido no interior da Bahia, no distrito de Itabuna, filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado sempre mostrou uma habilidade especial para a escrita. Estudou em internatos e em 1922, quando criou o jornal "A Luneta", distribuído entre vizinhos e parentes, apresentou um texto nomeado "O Mar" que lhe rendeu elogios e incentivos do padre Luiz Gonzaga Cabral, emprestando-lhes livros sobre litaraturas de diversas partes do mundo.
A partir de então seu interesse pela escrita e pela literatura não cessou. Trabalhou em grupos literários, publicou em revistas e jornais, em 1930 saiu da Bahia e foi morar no Rio de Janeiro e conheceu grandes nomes da literatura brasileira, como Vinícius de Moraes e Otávio de Faria. Teve sua novela "Lenita", escrita juntamente a Dias da Costa e Edison Carneiro editada como livro por A. Coelho Branco Filho, no Rio de Janeiro.
Dentre tantos trabalhos, estudos e viagens, Jorge Amado se tornou "um artista moderno sem ser modernista", transformando-se em uma grande influência para tantos outros artistas - ou não artistas - nacionais e internacionais. Afinal, quem nunca leu as aventuras dos "Capitães da Areia" ou a trama "Gabriela" e "Dona Flor e Seus Dois Maridos"?
Jorge faleceu em 6 de agosto de 2001, deixando muitas saudades e boas recordações.E com tantas emoções e um roteiro de tantas riquezas deixado a nós, nada mais justo que uma linda homenagem a este grande e amado artista. Durante todo o ano de 2012, em diversos países do mundo ( Brasil, Portugal, Alemanha, Paris) serão realizados eventos que destacam as maiores obras do autor, como exibições de filmes, exposições fotográficas e de escritos, shows, debates e entrevistas.
A programação você pode conferir em: http://centenariojorgeamado.com.br/Agenda.aspx?secao=4
Carinhosamente chamado de professor Ney Alberto (Gonçalves de Barros), nascido em 27 de setembro de 1940. Filho de Alberto Gonçalves de Barros e Eufrozina Prado de Barros, Ney era reconhecidamente pela comunidade acadêmica da Baixada Fluminense como o guardião da memória da vida regional. Procurou durante toda a sua vida dedicar aos estudos regionais. Terminou sua vida numa sala no Centro de Memória Avelino Martins Azevedo que funcionava no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Ney sonhou durante toda a sua vida criar um grande Centro de Memória para a Baixada Fluminense. Conversamos muito, fizemos muitos planos, entre eles o de criar o Instituto de Pesquisas e Análises Históricas e de Ciências Sociais da Baixada Fluminense (IPAHB). Um sonho em parte concretizado e que teve no Ney um de seus grandes baluartes. Ney foi tesoureiro, secretário e vice-presidente, hoje fazia parte do Conselho Fiscal e do departamento de pesquisas do Instituto.
Ney foi em vida o que podemos chamar um ser multicultural e interdisciplinar. Acreditava que a cultura é a mãe de todo saber e profetizava: “A primeira coisa que deveríamos fazer na educação seria mudar o nome de Educação e Cultura para Cultura e Educação porque a Cultura antecede a instrução.”
Era formado em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Rio de Janeiro (Sociedade Universitária Gama Filho) e Bacharel em Direito pela Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu (SESNI). Possuía cursos de extensão em Teoria e Método em Arqueologia das Américas – Sociedade dos Amigos do Museu Nacional – RJ. Curso de Pré-história brasileira – Sociedade dos Amigos do Museu Nacional e Curso de Extensão Universitária: Antropologia Física e Cultural (F.F.C. e L. do RJ) – Gama Filho.
Na sua militância em prol da cultura exerceu as seguintes atividades: Presidente do Instituto Histórico de Nova Iguaçu; Membro da Ala de Compositores da Escola de Samba Beija-flor de Nilópolis; Compositor e autor musical filiado a SICAN; Professor de História da Prefeitura de Nova Iguaçu e Pesquisador Independente sobre a História da Baixada Fluminense.
Ney foi autor de inúmeras músicas e enredos no mundo do samba. Tinha o livre trânsito entre renomados sambistas e compositores. Respeitado entre memorialistas na acepção mais pura da pesquisa histórica. Tinha aversão velada às discussões sobre a baixada que não trouxesse conteúdo sem fundamentação científica. Crítico contumaz àqueles viviam inventando história para a Baixada. Não tinha paciência com a ignorância e com os incautos. Esbravejava diante dos políticos aproveitadores. Foi amigo pessoal de Sebastião de Arruda Negreiros, considerava um político sério, um dos melhores que passou pela sua terra. Dele, foi seu chefe de gabinete em 1958.
De todos os seus amigos de convivência nos anos 60 e 70, o seu maior e mais próximo foi Waldick Pereira, fizeram juntos, muitas pesquisas de campo, produziram e salvaram um grande número de documentos perdidos nos porões dos arquivos públicos que falavam da Velha Iguaçu. Produziram o livro a Mudança da Vila, um clássico da literatura histórica iguaçuana.
Fundaram na década de 1970 o Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu. Um sonho que acalentou durante toda sua vida e que acabou morrendo nos porões do Colégio do Professor Ruy Afrânio, com quem conviveu por longos anos. Ney tinha críticas ao Professor Ruy, mas o respeitava e com ele tinha uma carinhosa convivência. Tive o prazer ao lado de Guilherme Peres e Rogério Torres de presenciar até o fim de sua vida esta relação.
Ney era assim. Admirava o trabalho das pessoas na sua luta pela preservação do passado, fazia a crítica necessária e sabia que o crescimento de nosso conhecimento sobre a regionalidade era fruto de nossos métodos interpretativos. Daí ser implacável com os ditos novos historiadores regionais, quanto faltava com o carinho que a historiografia merecia.
Sua convivência com a imprensa nos últimos anos não foi muito boa, conversávamos muito sobre isso, a cada entrevista os fatos históricos eram distorcidos, muita entrevista e pouco conteúdo, achava que a imprensa não estava somando para fazer crescer a consciência histórica na preservação do patrimônio histórico. Esta questão o angustiava, em ver o tempo passar e a cultura ser colocada a cada entrevista na sala do lixo. A porta de sua sala estava sempre aberta para estudantes do ensino fundamental e médio e fechada para a imprensa.
Seu trabalho no dia a dia pode ser assim resumido em um pensamento dito por ele: “Eu sempre me senti realizado porque eu trabalho me divertindo e me divirto trabalhando”.
Entrevista com o professor Ney: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=bdvF4Vv184A&NR=1
Homenagem feita pelo Prof. Genesis Pereira Torres
No último dia 23 (sábado), como havíamos comentado, a Secretaria de Cultura e Turismo de Seropédica e a equipe do SESC realizaram na Praça Maria de Lourdes, no Km 42, a exibição da animação “Rio” gratuitamente para a população.
Os moradores puderam assistir ao filme acomodados ao redor da praça. Contamos com a presença de um público bem diversificado, como crianças, jovens, adultos e idosos. A exibição foi muito bem recepcionada e ao final, aplaudida por todos com bastante entusiasmo.
Com dois anos de projeto em andamento, a população sempre espera ansiosamente pelas próximas edições, tendo a oportunidade de ter acesso a clássicos e estréias do cinema nacional e internacional.
Agradecemos a presença de todos os moradores e toda a equipe do SESC – Rio, coordenada por Valdomiro, e aguardamos anciosamente pela próxima exibição que ocorrerá no último sábado de setembro (dia 29), no Bairro Canto do Rio.
Confira algumas fotos e até a próxima!
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.330099563748791.73680.103273083098108&type=1
Lembramos que a Audiência Pública para a aprovação do Plano de Cultura de Seropédica ocorrerá no próximo dia 28, quinta-feira, a partir de 12h.
Confira agora a programação cultural para o evento:
Horário: 12:00h as 14:00h:
•Lindomar e banda (gospel)
•Herbert Bruno (MPB)
•Jam seassion (momento livre)
•Apresentação da companhia de teatro do CAC – prof. Rose Cardeiro
•Simone Humaitá (MPB)
•Mc Ronan (rap)
•Sinergia (jazz)
•Apresentação do coral do Centro de Arte e Cultura da UFRRJ - CAC
•New 75 (pop rock)
•Apresentações simultâneas dos representantes das raízes africanas de Seropédica: llé Aché omolu, No rupame de Oiá, NO llé Aché me logun e No llé Aché logun edé com a dança “tambor de crioula”
•Apresentações simultâneas do grupo CAPOEIRA COSTA VERDE
•Apresentação do grupo FLOR DO LIRIO
•Apresentação da E. M Pastor Gerson – Rap, criação coletiva, coral e cidadania
•Apresentação do CAIC – Coral
Esperamos por todos vocês!
Nesta sábado, 23 de junho, Seropédica contará com mais uma edição do programa CINESESC, onde os moradores poderão assistir a exibição do filme "Rio" * projetado em um telão, gratuitamente, na Praça Maria de Lourdes Alves Nunes, localizada no Km 42 do Município, a partir das 19h.
Esta é mais uma oportunidade que a Secretaria de Cultura e Turismo de Seropédica oferece às comunidades de participarem de roteiros culturais de maneira criativa e interativa.
Garanta seu lugar e traga toda a família!
Esperamos por vocês!
* Sinópse do filme Rio: http://www.buscafilme.com.br/filme/rio/
Devido a imprevistos, infelizmente tivemos de adiar a Audiência Pública que discutirá sobre o Plano Municipal de Cultura de Seropédica, na Câmara Municipal, que seria hoje (19/de junho).
Porém, como este assunto é fundamental para a população seropedicense e suas ações culturais, a Audiência foi remarcada para o próximo dia 28 (quinta-feira), a partir das 12h na Câmara Municipal de Seropédica.
Estão convidados artistas e todos que queiram lutar pela cultura em Seropédica.
O MICROFONE É NOSSO!
Plano Municipal de Cultura de Seropédica – 2012 a 2022A Prefeitura do Município de Seropédica convida a todos para participarem da discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura de Seropédica que vigorará no período de 2012 a 2022. O debate ocorrerá na Câmara Municipal, localizada na Av. Fernando Costa, n° 754, Centro, no dia 19 de junho de 2012, entre 13h e 17h. No mesmo dia a população também poderá participar de intervenções artísticas na Praça Nildo Romano, Centro. A aprovação deste projeto e a presença dos moradores e todos os interessados por políticas culturais é essencial para que iniciativas culturais elaboradas pelo poder público abranjam ações que proporcionem à população a oportunidade de ampliar suas próprias perspectivas, trazendo grandes benefícios para a comunidade. Traga seu instrumento e faça parte desta luta!
Em homenagem ao dia dos namorados, o Espaço Sobradinho terá programação especial com mais uma edição do Sarau do João e Convidados.
Devido ao sucesso do show de inauguração da casa no último dia 09 (sábado), os casais – e os solteiros – poderão dançar ao som de clássicos da música brasileira como Tom Jobim, Nara Leão, Chico Buarque, Maria Bethânia e muito mais.
O Espaço Sobradinho fica na Av. H, S/N, em frente ao Campinho de Areia, em Seropédica. Além de ser um ambiente super familiar, para assistir ao show você pagará apenas R$8,00.
Não perca a oportunidade de passar uma noite com muita diversão e romantismo a dois.
Para maiores informações: (21)7315-1732/ (21) 7315-1729/ (21) 6913- 4798
Em comemoração ao dia de Corpus Christi, no dia 07 de junho, a Matriz de Santa Teresinha, localizada no antigo Km 50 do Município de Seropédica, reuniu a população para a confecção de tapetes de sal com temas escolhidos pelos próprios participantes e ampliados pelos artistas plásticos Badu e Marcelo Rezende.
A equipe da Secult compareceu a festividade e foi muito bem recebida pelos membros da Matriz e pelo Padre Fábio de Melo. A Secretária de Cultura e Turismo de Seropédica, Nádia Alvarez foi entrevistada pelo grupo de comunicação da matriz, Pastoral da Comunicação (PasCom) , e falou sobre a importância e a tradição da festividade em Seropédica, enfatizando e necessidade de se resgatar e manter este tipo de prática, pois é parte do patrimônio histórico do Município e nã pode ser esquecida.
Parabéns à Matriz de Santa Teresinha pela festividade!
Confiram agora algumas fotos do evento:
Nesta segunda (04 de junho), foi inaugurada na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, a segunda Biblioteca - Parque. Assim como em Manguinhos, onde foi implantado o primeiro modelo, os moradores poderão ter acesso a livros que vão da literatura clássica até literaturas contemporâneas com 15 mil livros. Além do acervo de 2 mil DVDs que compoem a DVDteca, 48 computadores e 12 notebooks para que todos tenham acesso à internet, cineteatro, sala multiuso para cursos, estúdios de gravação e edição audiovisual, cozinha-escola e café literário.
A inauguração foi relizada pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Também estiveram presentes o vice-governador, Luiz Pezão, a secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, e o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno. A expectativa é de que cerca de 215 mil pessoas por ano participem das atividades. O modelo da biblioteca foi inspirado nos projetos das cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia.
Espera-se que em pouco tempo o mesmo projeto seja disceminado por todo o Estado do Rio de Janeiro para que a população possa compartilhar desta troca de informações de maneira facilitada e com qualidade, contribuindo consideravelmente para a dimunição da violência no Rio, como também destacou a ministra. Segundo o governo, a próxima Biblioteca-Parque será inaugurada no Complexo do Alemão, com grande expectativa.
Esta é uma grande oportunidade para que os cidadãos possam viajar por um mundo de novas dimensões culturais e educacionais, que se fazem necessárias a todos.
Para mais informações acesse: http://www.cultura.gov.br
http://www.nossadica.com/teatro_rio.php